quarta-feira, 20 de abril de 2011

Fund. II - Dia do Índio - 19 de abril

Dia 19 de abril é dedicado ao índio. Como já é tradição em nossa escola, estaremos recebendo integrantes da tribo Pataxós no Sítio da Alegria. Preparamos aulas integradas onde teremos a oportunidade de dividir com nossos irmãos índios seus hábitos e costumes.




Tia Vaninha faz amigos com muita facilidade...com a sua maneira acolhedora de receber as pessoas, os índios também se encantaram e trouxeram um presente especial. Não é lindo?!


E foi numa linda manhã, embaixo de árvores, que os alunos das escolas Menino Jesus e Instituto Dominus se reuniram para ouvir os Pataxós.

Os índios começaram o dia com ORAÇÃO




...e nós também...




Mas é claro que os professores não iriam perder a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura.





Tia Vaninha se rendeu a pintura na pele





Brincadeiras de Índios:



João Pedro
Yuri
















O professor Diego estava recebendo as instruções





agora chegou o momento....





....mas....rsrsrrsrsr... quase acertou o seu próprio pé. rsrsrrs..





A tia Vaninha fez bonito!





No ALVO!





Brincadeiras de lutas




José Henrique e Gabriel Cotta




Yuri e Mário






Carlos e Mário





Brincando com a zarabatana.






Muito bem Júlia!







Brincadeira: Caça ao Tesouro




O professor Rodrigo escondeu vários chocolates pelo sítio e todos os alunos tiveram que correr muito para encontrá-los.
Professor Leandro e professora Viviane






Professor Carlos André





Professor Diego






Índios da Tribo Pataxós
Com os índios aprendemos:






  • Vocês fazem controle de natalidade?



Hoje as índias já tomam rémedios e usam preservativos, devido aos visitantes;



O melhor mesmo é ter muitos filhos, inclusive para ser cacique tem que ser casado e ter filhos;





  • Qual o significado da pintura no rosto?



É captar energia da mãe natureza. A tinta vermelha, feita do urucun, é para representar os povos indígenas que morreram e a preta representa as cinzas da natureza...é o que estamos fazendo com o nosso planeta;







  • Qual é a importância do idoso na cultura indígena?



Eles representam o nosso ARQUIVO.




Caso alguém o desrespeite, será punido. Tal punição será conviver com ele durante muito tempo;






  • a vestimenta tem alguma influência na posição de cada índio?



Sim! Os colares têm grandes significados e é através deles que podemos saber qual o poder do índio.





  • Qual tipo de punição os índios (criança) "arteiros" recebem?



O adulto abaixa para ficar no mesmo nível da criança e conversa, pois tamanho não é documento e sim o poder das palavras;




A pessoa que comete erro é levada para o Conselho da Comunidade, que irá tomar as decisões cabíveis;




Qualquer adulto pode chamar atenção das crianças da aldeia;




Todos têm que respeitar!




Respeitem para ser respeitados!






  • Vocês vão para escola?


Hoje o índio vai para escola indígena, na própria aldeia, aos 3 anos de idade e com 5 anos vai para escola tradicional aprender várias matérias;






  • Qualquer um pode entrar na aldeia?



Não! Nem a polícia! Somente com a autorização da FUNAI.






  • Fale um pouco sobre a dança.



Quando dançamos em círculo, buscamos a união e a paz. Quando dançamos em fila, representamos a organização...em MARCHA; Todos com um único objetivo;




Tia Vaninha




Foi um dia fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário