quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um dia de repórter no Brasil Surf Pro




Sol, mar, brisa leve, o clima perfeito para curtir um belo dia de praia... Nem sempre. Atacando de repórteres, os alunos do 7º ano mostraram todas as suas habilidades em um dia de trabalho intenso no Brasil Surf Pro – grande campeonato de surf que revela e abriga os maiores fenômenos do surf - e provaram que são feras em interatividade, bom comportamento e domínio da língua portuguesa.
O estudo de Língua portuguesa realizado no Instituto Dominus de Educação, estruturado pelo material Pueri Domus, valoriza e possibilita que o aluno desenvolva a capacidade oral e escrita de maneira completa a partir de situações conhecidas por eles. Desse modo, os gêneros textuais são amplamente trabalhados de forma prática e teoricamente. Partindo dos conceitos do gênero “Reportagem”, deu-se a prática. Foi sugerido à coordenação que, aproveitando o campeonato que ocorria em Geribá, os alunos fossem “cobri-lo”.
A turma do 7º ano foi levada à praia pelo Professor de português, Raphael Victoriense, e pela Coordenadora Danielle. Estavam presentes também a professora Viviane Petito e o professor Carlos André( Ciências e Matemática, respectivamente).
Os alunos preparam o roteiro de entrevistas e dividiram as competências de acordo com as habilidades de cada qual, gerando assim uma equipe de reportagem.
Fotógrafos, repórteres, produção e arte, todos empenhados na execução de um grande trabalho. Foram feitas entrevistas com surfistas, salva-vidas, jurados e fotos de todo o evento como podemos ver nos trechos abaixo:


(Foto)
Felipe Ximenes, 27 anos, Surfista, natural de Santa Catarina, RS.


“Quando me tornei surfista tive bastante incentivo por parte da minha familia e me espelhei muito no meu pai [...] Agora sou surfista profissional, o que exige mais responsabilidade, mais compromisso e isso difere bastante do “surfe livre” que é mais por lazer, competir é bem diferente.
Eu espero que os jovens vejam o surfe cada vez mais como um esporte muito saudável, e que ainda é possivel tirar disso o seu sustento.”

Além disso, o evento também trazia em sua essência questões referentes ao meio ambiente. Havia uma area reservada à explicação de fenômenos como a ressurgência ( subida de águas profundas e ricas em nutrientes) e diversas outras questões como preservação ambiental e reciclagem. Para saber mais sobre este assunto, os alunos entrevistaram a ACARE. Esta, uma empresa que coleta e recicla lixo em Búzios, e em parceria com o evento de surf, limparam a praia de Geribá.
(foto)


Um aula descontraída, prática, baseada em conceitos importantes da nossa língua, e o melhor: com a participação de 100% da turma!
Projeto elaborado pelo professor de Língua Portuguesa, Raphael Victoriense, e aplicado na turma do 7º ano do E.F II.

Um comentário:

  1. Muito legal esta matéria!!!!
    Parabéns Rafa e parabéns também para os alunos!!!!

    ResponderExcluir