segunda-feira, 6 de setembro de 2010

4º ano - Festa Oriental


Experimentando......

Gigi nos ajudando a conhecer a importância de cada alimento
A festa está montada, mas eles ainda não sabem....
Nos bastidores....Tia Mercedes ( a cozinheira), tia Gigi (nutricionista) e tia Day (auxiliar de turma)..
Uau!!!!!!!!!! Lindo!!!!!!!


Esperando os alunos...
Tudo preparado com muito requinte

Foi muito legal tia Leila!
Festa Oriental

Durante o ano de 2010 as disciplinas de História e Geografia trabalharam os aspectos migratórios e imigratórias no Brasil. Tema que possibilitou a reflexão sobre o que motiva os habitantes de determinadas regiões e países a mudarem-se de suas terras. Foi identificado alguns dos fluxos mais comuns de imigrantes e discutiu-se as condições sociais e econômicas deles. Foi possível também contar com a troca de histórias pesquisadas pelos alunos levando-os a concluir que esse processo ajudou a compor a identidade brasileira.
Percebeu-se também que mesmo com a chegada dos imigrantes ao Brasil, os costumes de cada um dos povos não foi totalmente mudado, houve sim uma adaptação revelando a impossibilidade de haver apenas um único grupo étnico.
Para que a história fosse transformada em um momento de vivência dos conteúdos, foi preparada uma festa oriental completa. Pratos orientais como Yakisoba, salada de manga com Kani, chá gelado, não faltaram. Além disso, houve uma minuciosa caracterização: rashi, quimono com ideograma, origami, ikebana e muitos outros adereços personificaram a festa.
Os alunos surpreenderam-se com toda a preparação. Eles abrilhantaram a festa compartilhando com os amigos, à mesa, algumas curiosidades sobre o modo de vida dos japoneses.
Com todo esse trabalho os alunos puderam vivenciar e valorizar a contribuição dos imigrantes para nossa identidade social.


Este projeto foi elaborado pela professora Leila Oliveira e aplicado na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I.



Professora Leila você fez um excelente trabalho!!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!

Um comentário: