Projeto Joaninha
“O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.”
A joaninha “Aninha” foi apresentada à turminha da Creche III, pela professora Andréa Duarte, de uma maneira muito interessante. Primeiro foi contada a incrível história do pequeno inseto, intitulada: “ A joaninha vai à festa”. A narrativa foi escrita e ilustrada em um imenso cartaz colorido, fazendo assim com que os alunos pudessem viajar no mundo da imaginação. Depois da história, uma joaninha de pelúcia protagonizou o cotidiano das crianças. Uns apertavam, cheiravam, e até brigavam para levá-la às suas casas.
Íntimos da joaninha , os alunos foram conversar sobre a história na “Rodinha do pense e fale”. Motivados pela trama e inseridos no contexto da personagem, mostraram facilidade no levantamento de questões que exploravam as características do inseto e as do próprio corpo, logo puderam estabelecer diferenças e semelhanças reconhecendo seu universo e o universo do outro. A professora adicionou à rodinha uma bolsa brilhosa dourada e disse que era um presente que a joaninha havia recebido de sua mãe. Curiosos, os alunos indagavam sobre o conteúdo da bolsa: “O que será que tem aqui?”, “Faz barulho?”, “É pesado?”. A bolsa foi aberta e saiu dela um espelho. As crianças, surpreendidas, observaram que o espelho servia para mostrar o quanto a joaninha era bonita, e revelava também a beleza de cada um deles. Houve muitos comentários: “ Eu tenho buraco no nariz!”, “ Duas de mim!”, “Eu tenho o cabelo grandão!”, “ Olha, olha pra mim! Tá me vendo?!”
Os alunos, juntos com a professora, construíram um fantoche da joaninha utilizando pratinhos de papelão que ilustrou a sala de aula. Contudo, a atividade não foi reduzida à escola. Cada criança passou a levar à sua casa a joaninha e, com ela, uma “Caixinha da curiosidade” que abrigava as curiosidades levantadas por eles durante a hospedagem da joaninha em suas casas. Além disso, havia também um diário de bordo que registrava tudo o que era feito enquanto eles estivessem em contato com a nova amiguinha, fora da escola.
Eles descobriram coisas que vão além do mundo da joaninha. Aprenderam cores e formas, numerais, estações do ano, conceitos de maior e menor, igual e diferente, letra inicial do nome, os diferentes sentidos, partes do corpo e sua locomoção, aprimoraram a oralidade e a organização do pensamento.
O projeto foi concluído com a organização de uma festa de aniversário para a joaninha, que contou com a participação da família e da escola. Para a confecção da lembrancinhas foi usado material de sucata e os alunos escolheram uma para presentear a joaninha. Em outubro a nova integrante da escola completou 1 aninho e continua sendo uma peça importante no processo de aprendizagem dos alunos.
O projeto “Joaninha” foi elaborado pela professora Andréa Duarte, na turma da Creche II
Nenhum comentário:
Postar um comentário